domingo, 5 de maio de 2019

República Velha em oito filmes disponíveis no Youtube

Sempre gostei muito de dar aulas de História para o nono ano do Ensino Fundamental. Além de os estudantes estarem na faixa etária que eu tenho mais facilidade para o diálogo, a maior parte do ano letivo é preenchida com os estudos sobre o Brasil República.

Infelizmente, um ano é pouco para estudar esse breve período da nossa história, no entanto as coisas ficam um pouco mais fáceis dada a grande diversidade de recursos disponíveis ao nosso redor e que podem ser exploradas dentro e fora da sala de aula. 

Em breve, farei uma postagem sobre as possibilidades de aula de campo em lugares bem próximos de nós. Aqui, a ideia é falar sobre a produção cinematográfica disponível no Youtube que faz referência ao período chamado de República Velha (1989-1930). 

Os primeiros quarenta anos do regime republicano em nosso país tem como características o autoritarismo por parte dos governantes, a corrupção eleitoral, o coronelismo, o nepotismo, a maioria da população vivendo no campo, analfabeta e trabalhando em terras alheias. Nas grandes cidades, junto a tímida industrialização e modernização, o surgimento das favelas e a exploração do operariado.  No Paraná e em Santa Catarina, a ocupação do "vazio demográfico" pelos imigrantes europeus provocou conflitos com os povos indígenas e também campanhas governamentais de integração e/ou extermínio de índios. 

Apesar do grande autoritarismo do Estado brasileiro, durante a República Velha ocorreram revoltas e movimentos de contestação em vários locais do país. Revolta da Armada, no Rio de Janeiro (1891/92); Revolução Federalista, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (1893-95); Guerra de Canudos, Bahia (1896-97); Revolta da Vacina, Rio de Janeiro (1904); Revolta da Chibata, Rio de Janeiro (1910); Cangaço, nordeste brasileiro; Guerra do Contestado, Paraná e Santa Catarina (1912-16); Greve Geral (1917); Revolta do Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (1922); Revolta Paulista, São Paulo (1924); Comuna de Manaus, Amazonas (1924) e Coluna Prestes, boa parte do Brasil (1925-27). 

Esses eventos foram para a literatura, teatro e cinema. Aqui, mencionarei algumas obras cinematográficas que merecem ser conhecidas e que estão disponíveis no Youtube.   

1. Policarpo Quaresma: herói do Brasil, Paulo Thiago, 1998 - cor - 123 min; 




Baseado no livro Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, o filme se passa durante nossa primeira ditadura militar, a República da Espada, dos marechais Deodoro e Fonseca. Quaresma é um grande nacionalista que quer fazer o seu país grandioso. Assim, vai tentando colocar em prática algumas de suas ideias mas, tido como louco, acaba se dando mal no desenrolar da Revolta da Armada.  




2. O preço da paz, Paulo Morelli, 2003 - Cor - 103;



O Barão do Cerro Azul foi o maior produtor de erva-mate do mundo. Durante a Revolução Federalista, quando os Maragatos tomaram Curitiba, ele promoveu um acordo com os revoltosos comandados por Gumercindo Saraiva. Os curitibanos realizaram empréstimos de guerra e a cidade foi poupada de violência e saques. Porém, terminado o conflito, o Barão foi preso como traidor e executado pelas forças oficiais. 



3. Guerra de Canudos, Sérgio Rezende, 1997 - Cor - 165 min;



Como está no título, o filme narra a história real da guerra e a de um de seus protagonistas: o beato Antônio Conselheiro. A narrativa é centralizada em torno da família Lucena, principalmente na filha Luíza, que larga os parentes  e vira prostituta quando seus familiares decidem seguir Conselheiro. Com uma mega produção, há no filme uma mistura de personagens reais e fictícios que complementam os estudos sobre o tema. 



 


4. A Guerra dos Pelados, Sylvio Back, 1970 - Cor - 98 min;


Sylvio Back é um dos maiores estudiosos da Guerra do Contestado. Além do A Guerra dos Pelados, lançou também o documentário Contestado: restos mortais

A Guerra dos Pelados é certamente o filme que eu mais vi em minha vida. Todos os anos, quando vamos estudar a guerra do Contestado, faço questão de falar da vida e obra de Sylvio Back e também projetar o filme para a garotada. 

Gravado na nossa região do Contestado no auge da ditadura militar, é um filme muito corajoso. Retrata a vida em um reduto caboclo, a violência por parte das forças de repressão a serviço dos interesses da empresa imperialista estadunidense mas também o cassete que os pelados foram dando no exército, polícia e jagunços. Grande produção e grande elenco. 



5. Deus e o diabo na terra do sol, Glauber Rocha, 1964 - PB - 125 min;



Para quem não sabe, Glauber Rocha é um dos maiores cineastas do mundo e Deus e o diabo na terra dos sol um dos filmes mais importantes na história do cinema em razão das características estéticas que inauguraram o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que tratou de abordar as mazelas sociais de nosso país. 

Deus e o diabo na terra do sol retrata um pouco do que era o nordeste brasileiro no período do cangaço, coronelismo, miséria e fanatismo religioso.

Imigração europeia no Paraná

O sul do Paraná recebeu durante as primeiras décadas da República grande contingente de imigrantes ucranianos e poloneses. A trajetória desses imigrantes também acabou indo para a grande tela em produções bem interessantes. Vou destacar aqui as que eu conheço. 

6. Made in Ucrânia, Guto Pasko, 1964 - Cor - 101 min;


O longa-metragem documentário faz um resgate histórico da imigração ucraniana no Estado do Paraná, desde a chegada dos primeiros imigrantes há 120 anos atrás até os dias de hoje, mostrando como os imigrantes mantiveram vivas todas as suas tradições e costumes, tais como a língua, o folclore, a religiosidade, os cantos, artesanato e arquitetura, influenciando diretamente na cultura paranaense.
 
Mais do que retratar a história desse povo no Paraná, o filme mostra um panorama geral da Ucrânia e dos principais acontecimentos políticos que marcaram a sua história, explicando os motivos das três fases da imigração desta etnia ao Brasil, traçando um paralelo entre as comunidades ucranianas do Brasil com a história da Ucrânia antiga, desde o Principado de Kiev até os dias de hoje, nos evidenciando que, um século depois, a situação econômica e política da Ucrânia não mudaram muito e os ciclos imigratórios continuam.




7. Nossa história, nossa vida: centenário da imigração polonesa em Cruz Machado - PR, CEC Estanislau Wrubleski, 2011 - Cor - 45 min;



A apresentação da obra eu retirei do canal do produtor no Youtube.

"Nossa História, Nossa Vida" produzido por alunos e professores do Colégio Estadual Estanislau Wrublewski de Santana- Cruz Machado- PR como parte integrante de outros trabalhos realizados durante a Semana da Cultura do referido colégio sobre o Centenário da Imigração Polonesa em Cruz Machado - PR. Esse filme retrata a chegada dos imigrantes poloneses nesse município em 1911. 

Gravado na antiga Estação Ferroviária de União da Vitória e nas paisagens naturais do Distrito de Santana , tendo no elenco moradores de Santana e alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Estanislau Wrublewski, o filme mostra algumas das inúmeras dificuldades que os imigrantes poloneses encontraram nos primeiros anos de vida da colonização de Cruz Machado; a dificuldade de acesso ao local destinado pelo governo, a decepção com as moradias "butkas" casas de 3 x 4, o desbravamento da natureza para o plantio, a febre tifoide que matou em torno de 800 pessoas da comunidade em pouco tempo, as brincadeiras das crianças e um casamento típico polonês. A ideia da produção do filme surgiu 15 dias antes de sua exibição acontecida no dia 4 de outubro de 2011. 

Correndo contra o tempo, as gravações foram feitas em apenas 3 tardes e uma manhã e o restante do tempo foi destinado às edições de vídeo, a fim de que fosse possível a sua exibição durante a Semana da Cultura. Com isso, foi possível mostrar apenas alguns fatos e aspectos dessa incrível história cheia de dramas vivida por esses heroicos imigrantes e seus descendentes sempre com muita fé, esperança num futuro melhor. 





8. O herói de Cruz Machado, Guto Pasko, 2010 - Cor - 10 min;



Esse curta-metragem de Guto Pasko foi apresentado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) no quadro Casos e causos, do programa Revista RPC em 2010 e é baseado em fatos reais ocorridos em Cruz Machado, na segunda década do século XX. Antiocho Pereira, um farmacêutico de União da Vitória, sensibilizou-se com o drama dos poloneses que vieram morar na região e sofreram com a absoluta falta de estrutura somada a uma cruel epidemia de febre tifoide. Para salvar os imigrantes, Antiocho tomou medidas heroicas.



  
Quem não viu esses filmes, bora ver! Fora O preço da Paz e Nossa história, nossa vida, os outros estão aí, de graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário