sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Seis filmes sobre as revoltas da Primeira República no Brasil

Em 15 de novembro de 1889, um golpe de Estado comandado por militares derrubou do poder o imperador D. Pedro II e instaurou o regime republicano no Brasil.

As quatro primeiras décadas do novo regime foram marcadas por governos autoritários, corruptos e violentos.

A maioria da população vivia na miséria. Quase 80% dos brasileiros eram camponeses que viviam em terras de grandes fazendeiros. Os trabalhadores urbanos recebiam baixos salários e não possuíam direitos trabalhistas.

Analfabetos e mulheres não tinham direito ao voto e os negros recém-saídos da escravidão não receberam nenhuma atenção por parte do Estado e continuaram marginalizados.

Esse cenário fez explodir várias revoltas pelo país tendo como resposta muito mais violência por parte da polícia e exército.

Algumas destas revoltas acabaram servindo como pano de fundo para a produção de filmes que podem auxiliar na compreensão da realidade do final do século XIX e início do XX no Brasil. Abaixo destacamos alguns deles.

Policarpo Quaresma: o herói do Brasil

Policarpo Quaresma é um patriota exagerado que tenta encontrar soluções para os problemas brasileiros utilizando recursos da cultura popular. Seu jeito sonhador, visionário e idealista é mal compreendido pelas pessoas que o tem como um maluco. Em dado momento de sua trajetória ele se vê envolvido na Revolta da Armada, movimento de militares da Armada (Marinha) contra o autoritarismo dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, primeiros e segundo presidente do Brasil. O filme é baseado em Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

Diretor: Paulo Thiago

Ano de lançamento: 1988

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

O preço da paz

Baseado no livro homônimo de Túlio Vargas, O preço da paz foi gravado na Lapa e em Curitiba e trata da vida e morte do Barão do Serro Azul, industrial e político paranaense que articulou a preservação de Curitiba do ataque dos revolucionários Maragatos que buscavam ir ao Rio de Janeiro para depor o presidente Floriano Peixoto.

Esse episódio faz parte dos desdobramentos da Revolução Federalista, conflito iniciado no Rio Grande do Sul em 1893 entre dois grupos políticos rivais, os Maragatos, que não concordavam com o governo de Floriano Peixoto, e os Pica-paus ou Chimangos, apoiadores do presidente. Conhecida também como Revolta da Degola, este conflito durou até 1895 se estendendo por santa Catarina e Paraná, inclusive deixando vítimas entre moradores da atual General Carneiro.

O filme conta com Lima Duarte interpretando o líder Maragato Gumercindo Saraiva. 

Diretor: Paulo Morelli

Ano de lançamento: 2005

Duração: 103 minutos

Classificação indicativa: 14 anos 

A cabeça de Gumercindo Saraiva

Após o Cerco da Lapa, os Maragatos recuaram em direção ao Rio Grande do Sul. No final de 1894 o líder deste grupo, General Gumercindo Saraiva foi assassinado. Dias após seu sepultamento, os inimigos violaram sua tumba, arrancaram a cabeça do morto e enviaram ao governador gaúcho. Francisco Saraiva, filho de Gumercindo e mais cinco cavaleiros saíram em uma exasperante caçada pelo território gaúcho para resgatar a cabeça do líder morto. 

Diretor: Tabajara Ruas

Ano de lançamento: 2017

Duração: 94 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Guerra de Canudos

Como está no título, o filme narra a história da guerra e a de um de seus protagonistas: o beato Antônio Conselheiro. A narrativa é centralizada em torno da família Lucena, principalmente na filha Luíza, que larga os parentes  e vira prostituta quando seus familiares decidem seguir Conselheiro. Há no filme uma mistura de personagens reais e fictícios que complementam os estudos sobre o tema. Apesar de um pouco longo, este é um importante material audiovisual sobre o conflito ocorrido no sertão baiano nos anos de 1896 e 1897. 

Diretor: Sérgio Rezende

Ano de lançamento: 1996

Duração: 160 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Sonhos tropicais

Aqui é destacado um pouco do trabalho do sanitarista Oswaldo Cruz que após estudos na Europa, volta ao Rio de Janeiro no começo do século XX e recebe do presidente da República a incumbência de combater as epidemias que aterrorizavam a vida carioca. A vacinação obrigatória contra varíola sem a devida conscientização da população fez explodir em 1904 um motim que ficou conhecido como Revolta da Vacina. É isso que o filme baseado no livro homônimo de Moacyr Scliar retrata. O elenco conta com grandes nomes da história de nosso cinema como José Lewgoy, Nelson Dantas e Cecil Thiré. 

Diretor: André Sturm

Ano de lançamento: 2001

Duração: 110 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

A guerra dos Pelados

Gravado na região de Caçador – SC, o filme mostra um pouco do que era o dia a dia em um reduto dos seguidores dos monges do Contestado que perderam suas terras para a empresa imperialista que construiu a estrada de ferro São Paulo – Rio Grande e se organizaram para combater os inimigos (pistoleiros da empresa estrangeira e dos coronéis, soldados da polícia e do exército). O diretor Sylvio Back é um dos maiores pesquisadores sobre a Guerra do Contestado e dirigiu também o documentário Contestado: restos mortais.

Baseado no livro Geração do Deserto, de Guido Wilmar Sassi, Guerra dos pelados tem música de Sérgio Ricardo e no elenco grandes atores do cinema nacional como Átila Iório, Jofre Soares, Stênio Garcia e Otávio Augusto. 

Diretor: Sylvio Back

Ano de lançamento: 1971

Duração: 92 minutos

Classificação indicativa: livre

Quase todos esses filmes estão disponíveis no Youtube.

Paulo José e Giulia Gam. https://www.papodecinema.com.br/filmes/policarpo-quaresma-heroi-do-brasil/       

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Policarpo_Quaresma,_Her%C3%B3i_do_Brasil

 

Lima Duarte é Gumercindo Saraiva http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/201co-preco-da-paz201d-abre-debate-sobre-a-republica-velha

Herson Capri,como Barão do Serro Azul e Giulia Gam como Baronesa do Serro Azul. https://www.interfilmes.com/filme_12457_O.Preco.da.Paz.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pre%C3%A7o_da_Paz

Leonardo Machado e Murilo Rosa https://m.imdb.com/title/tt7644928/mediaviewer/rm1320502272 

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-240982/     
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos_%28filme%29

Zé Lucena (Paulo Betti), Penha (Marieta Severo) e Antonio Conselheiro (José Wilker) em Guerra de Canudos. http://clenio-umfilmepordia.blogspot.com/2015/03/guerra-de-canudos.html

Capa do livro de Moacyr Scliar https://www.estantevirtual.com.br/livros/moacyr-scliar/sonhos-tropicais/3885059989
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonhos_Tropicais

Bruno Giordano é Oswaldo Cruz e Cecil Thiré é o presidente Rodrigues Alves. https://agencia.fiocruz.br/ci%C3%AAncia-e-arte-parceria-que-vai-de-samba-a-artigo-cient%C3%ADfico

  
Jofre Soares como Pai Véio em A Guerra dos Pelados https://tvbrasil.ebc.com.br/cinenacional/episodio/a-guerra-dos-pelados


Cena no início de A guerra dos pelados.https://mubi.com/pt/films/a-guerra-dos-pelados

https://www.rosacoletiva.com.br/guerra-dos-pelados-50-anos-assistir-ao-filme-guerra-dos-p


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário